Resultados da Pesquisa "Retratos da biblioteca Escolar da Rede de Ensino do Estado de Goiás"
On 02/05/19 15:13 .
Updated at 10/13/20 15:06 .
Apresentamos o resultado do projeto “Diagnóstico das Bibliotecas Escolares do Estado de Goiás e elaboração de proposta para criação da Rede Estadual de Bibliotecas Escolares”. O objetivo do projeto era primeiramente realizar o diagnóstico para, posteriormente, propor a criação da Rede Estadual de Bibliotecas Escolares. Por conta de muitos impasses só conseguimos aplicar os questionários para as escolas no ano de 2016, tendo os resultados analisados em 2017.
Os resultados foram apresentados no CBBD de 2017 e na Revista Brasileira de Biblioteconomia, também em 2017. O ebook com os resultados da pesquisa está disponível na página do projeto (pbe.fic.ufg.br e cafecomleitura.fic.ufg.br).
Antes mesmo da publicização dos resultados, conforme previa o projeto, apresentamo-os à secretaria de educação do Estado de Goiás. Na apresentação, o então superintendente de educação básica e média nos recomendou procurar o deputado estadual Virmondes Cruvinel para articulação de projeto de lei voltado para a implantação das bibliotecas na rede Estadual de Ensino.
O encontro resultou na proposição do projeto sob o número PL nº 1504/18 (implantação bibliotecas rede de ensino). Antes mesmo dessa devolutiva em relação ao projeto, entramos em contato com a recém-empossada Reitoria para buscar apoio institucional e fortalecimento do projeto já que, conforme pontuado pelo Reitor, a UFG envida esforços para manter relação próxima com a Secretaria de Educação.
A reitoria então, nessa conversa, se colocou a favor do projeto, estando a profa. Sandramara responsável por nos ajudar na medida do possível. Este ano realizamos outra reunião, desta vez envolvendo a PROGRAD. A ideia articulada nessa reunião é de a universidade iniciar campanha em prol da biblioteca escolar, tendo em vista a lei 12.244. Em primeiro lugar a intenção é uma campanha interna e posteriormente externa - iniciativa respalda na última reunião do conselho diretor da FIC. A partir do aval da FIC, inciaremos interlocução com outras instâncias da universidade para delineamento das próximas ações.
Para tal, estão previstas nessa campanha a participação dos membros do projeto nas reuniões de câmara, bem como, no conselho gestor. Essa campanha é para que nossa comunidade universitária seja sensibilizada quanto a importância da biblioteca escolar na formação do aluno, em consequência o cumprimento da lei 12.244.